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Gestão de compras: 4 dicas para ser mais estratégico

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Ter uma gestão de compras eficiente não se limita à aquisição dos suprimentos necessários ao funcionamento do negócio, mas contribui para a redução de custos e melhores resultados à empresa.

Portanto, trata-se de um setor fundamental para organizações de todos os portes e dos mais variados segmentos que, além de otimizar os recursos financeiros, deve estar alinhado aos objetivos estratégicos do negócio.

Então, confira neste artigo 4 dicas para ser mais estratégico na gestão de compras e tornar esse setor um diferencial competitivo na sua empresa.

Qualificação dos fornecedores

Essa prática consiste em identificar os fornecedores mais capacitados e que atendam aos propósitos da sua empresa, garantindo a qualidade dos produtos desde o recebimento à entrega aos seus clientes finais. Para isso, são levados em conta fatores que minimizem os custos, visem alta qualidade e entregas dentro do prazo.

Para qualificar os fornecedores no seu negócio, é fundamental fazer uma análise mais ampla sobre os termos do contrato e as condições previstas para cada um deles, considerando a possibilidade de negociações que podem fazer toda a diferença no fluxo de caixa e saúde financeira da empresa.

Estreitar o relacionamento com fornecedores

Da mesma forma que é importante diversificar e aumentar a sua base de fornecedores, criar um relacionamento de confiança é primordial para assegurar a continuidade das contratações de forma favorável para ambos os lados.

Para isso, é essencial partir de uma comunicação eficaz e transparente, em que pontos importantes são detalhados entre o fornecedor e a empresa, como especificações técnicas, prazos de validade e de entrega, qualidade e formas de negociação.

É válido lembrar que cabe às partes cumprir com os termos do contrato e condições acordadas. Somente assim é possível estabelecer uma relação de credibilidade, além de permitir à equipe de compras desenvolver as melhores práticas no seu campo de atuação, se atentando aos indicadores (KPIs) e potencializando o desempenho de todo o departamento.

Aprimorar a negociação

Na maioria das vezes, a habilidade de negociar é determinante para conseguir boas contratações, o que engloba além de uma comunicação eficiente, a capacidade de resolver problemas, de analisar e negociar. Isso contribui para a tomada de decisões que beneficiam o negócio.

Portanto, é importante que os compradores não enxerguem os fornecedores como rivais ou busquem vantagens de forma unilateral nas negociações. As chances de uma relação comercial perdurar a partir de boas negociações baseadas no ganha-ganha são significativamente maiores do que os acordos em que não há esse equilíbrio.

Soluções tecnológicas

A transformação digital chegou com tudo em empresas de todos os segmentos e entregando os mais diversos benefícios que a tecnologia pode proporcionar. Na gestão de compras não é diferente e, assim, passou a automatizar alguns processos com o objetivo de facilitar a execução de tarefas administrativas, contribuindo para a produtividade do setor.

Além disso, um software de gestão permite uma visão mais ampla da sua base de dados, contemplando as informações dos fornecedores, o que coloca o gestor no controle das operações do setor, com menor risco de erros humanos e favorece a tomada de decisões mais assertivas e com embasamento.

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