Certificado Digital A1 e A3: O que são e quais as diferenças?

certificado-digital-a-e-a-o-que-sao-e-quais-as-diferencas

A praticidade é uma das questões mais importantes que as empresas atuais devem levar em consideração. Isso porque não apenas agiliza processos, transações e atividades internas, mas também torna o empreendimento ainda mais competitivo no mercado.

Com isso, percebemos a devida importância do certificado digital, que além de tornar as assinaturas mais ágeis, ainda oferece total segurança nesse processo, fazendo os negócios realizarem transações de forma ainda mais segura. Por esse motivo, o certificado digital A1 e A3 são importantes e oferecem soluções distintas.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Afinal, o que é um certificado digital?

Caso você não saiba, o certificado nacional nada mais é do que um tipo de identidade eletrônica, seja de pessoas ou de empresas. De forma prática, ela acaba sendo totalmente importante em relação a processos jurídicos que são realizados por meio desse documento, além de oferecer maior integridade e autenticidade.

Em geral, quando utilizamos o certificado digital para algum determinado processo, geramos uma assinatura digital. Essa assinatura acaba tendo o mesmo valor da que é feita de forma manuscrita.

Sendo assim, podemos perceber o motivo pelo qual as empresas e grandes corporações no mercado estão utilizando o certificado digital com mais frequência nos contextos atuais, abandonando os modelos convencionais de assinar documentos.

Qual é a diferença entre Certificado Digital A1 e A3?

Como se sabe, o certificado digital A1 e A3 são um dos mais famosos no mundo da certificação digital, e oferecem serviços distintos. Contudo, a diferença mais notória entre eles está no seu tipo de armazenamento e, por esse motivo, é fundamental buscar o ideal para a demanda existente em sua empresa.

Antes de tudo, no certificado digital A1, a identificação está salva diretamente no computador, tablet ou em dispositivos móveis. Como bem sabemos, esse tipo de certificado tem duração de 1 ano, e para maior segurança, ele é totalmente criptografado e pode ser protegido por senha.

Quando o certificado digital A1 é emitido, uma cópia de segurança desse certificado é gerado e enviado diretamente para a área de trabalho de seu computador. Além disso, no documento que será gerado, você perceberá que haverá o número do pedido.

Agora, tratando-se do Certificado Digital A3, em seu armazenamento, possui chaves externas criptográficas, como se fosse um cartão digital inteligente, token ou nuvem. A ideia do A3 é que a locomoção desse documento seja mais fácil, já que pode ser comumente utilizado em outras máquinas. Diferente do certificado A1, o A3 possui validade de 5 anos e também costuma ser protegido por senha.

Conclusão

Conforme vimos, a tecnologia está cada vez mais presente no mercado, especialmente na segurança de dados sensíveis de empresas e negócios.

Por esse motivo, é crucial dispor de recursos tecnológicos para otimizar as atividades internas, e assegurar que todos os processos relacionados a troca de documentos sensíveis ou informações empresariais estejam sempre seguros e sob controle do empreendedor.

Sendo assim, podemos perceber a importância do Certificado A1 e A3, que oferecem demandas diferentes, mas que ambas oferecem total segurança.

Agora que você já sabe o que é um certificado digital e a sua importância, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse o nosso blog e confira outras dicas importantes sobre a segurança de seus dados.

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale pelo whatsapp

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar" você concorda com o uso de cookies. Saiba mais acessando nosso termo de uso.

voltar ao topo