7 dicas para ter sucesso no planejamento Financeiro para pequenas empresas

Fazer um planejamento financeiro adequado e eficiente pode ser um grande desafio para pequenas e micro empresas. Pensando nisso, resolvemos trazer dicas que podem ajudar a melhorar esse setor e alcançar o sucesso.

Por serem equipes reduzidas ou muitas vezes, uma única pessoa responsável por todas as funções, o tempo acaba sendo curto para conseguir dar conta de tudo e as questões financeiras podem acabar ficando de lado.

Se esse é o seu caso, saiba que é possível agilizar essas questões e isso promove muitos benefícios. Afinal, quando se tem um bom controle financeiro, o tempo acaba sendo mais produtivo.

Confira as dicas que preparamos para você.

7 dicas de planejamento financeiro para obter sucesso

Comece analisando a situação atual

Realize um balanço patrimonial para que possa avaliar a saúde financeira do seu negócio. Lembre-se de não focar apenas em receitas e despesas, mas em todos os ativos e passivos.

Somente com o diagnóstico detalhada do momento atual é que será possível partir para um bom planejamento financeiro, que seja eficiente dentro da realidade existente.

2. Nunca deixe de registrar uma movimentação financeira

Todas as entradas e saídas devem ser registradas de maneira adequada. A empresa precisa, inclusive, ter um controle de estoque em dia. Você precisará de um software que faça esse trabalho, afinal, anotar a lápis ou fazer simples planilhas no excel são opções obsoletas.

3. Trabalhe com projeções

Defina claramente quais são os seus objetivos, onde você deseja chegar dentro de 6 meses, 1 anos, 5 anos ou mais. Esse planejamento vai te permitir trabalhar com metas e objetivos, tendo um trabalho muito mais transparente e direcionado.

4. Monte o orçamento da sua empresa

Com base nas suas metas anuais, elabore o orçamento anual da empresa. Todas as ações realizadas devem estar nesse orçamento. Caso não esteja, então será necessário um estudo mais aprofundado da viabilidade de cada ação ou projeto.

O orçamento também ajuda a analisar as possibilidades de redução de custo, pois você irá sempre trabalhar a partir dele, tudo deve estar contido nele.

5. Tenha um cronograma financeiro

O orçamento é o seu documento norteador, onde você tem o que pode ou não pode ser feito. O cronograma conta com todas as projeções, os objetivos e metas fazendo a ligação com este orçamento.

É importante que os prazos estabelecidos sejam sempre realistas.

6. Precifique corretamente os produtos ou serviços

Reveja constantemente a precificação dos seus produtos ou serviços para que não ocorram prejuízos. Leve sempre em consideração os custos de produção, ou seja, tudo o que é necessário para chegar até esse produto final, incluindo gastos indiretos.

Uma fórmula básica para esse cálculo é: custos + despesas + lucro = preço.

7. Aposte em boas ferramentas de gestão financeira

A tecnologia tem ajudado empresas a fazerem planejamentos financeiros com excelência por meio de ferramentas eficientes e versáteis.

O Sistema de Gestão empresarial da Base ERP é a prova de que isso não é realidade apenas de grandes empresas. Com um baixo investimento você pode obter soluções inteligentes para economizar tempo e produzir muito mais.

Visite nosso site e descubra um novo mundo de possibilidades para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale pelo whatsapp

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar" você concorda com o uso de cookies. Saiba mais acessando nosso termo de uso.

voltar ao topo