LIGUE GRÁTIS: 0800 878 3169

4 dicas para ter um controle de contas a receber eficiente

Ter um bom controle de contas a receber, em muitas situações, é a diferença entre ter um caixa com saldo positivo e ter uma desordem financeira, ou seja, esse fator pode definir a sua estabilidade no mercado, principalmente para as micro, pequenas e as médias empresas.

Para ajudá-lo a manter todos os prazos, atrasos e cobranças sob controle, separamos quatro dicas, que esperamos que possam contribuir para o sucesso do seu negócio.

Seja o mais organizado possível

Uma das primeiras coisas que deve ser feita, é organizar tudo, para que você possa analisar e identificar o vencimento de suas contas, para que assim seja mais fácil visualizar quais valores vão entrar e sair, para entender como os pagamentos deverá/poderão ser feitos.

Com isso, será possível manter um melhor monitoramento, tanto dos clientes que atrasam para quitar suas dívidas, quanto daqueles que pagam em dia, a fim de começar a pensar em como lidar com cada perfil.

É interessante ter uma rotina estabelecida de emissão de cobranças, a fim de evitar atrasos. Esse é um passo importante para que não ocorram muitas demoras de pagamentos.

Não tenha medo de cobrar

O cliente pode ser a pessoa mais legal do mundo, mas se você vendeu e/ou prestou qualquer tipo de serviço, é seu direito receber o valor acordado por ele. O alvo da cobrança, teoricamente, não pode avaliar o seu nível de satisfação com base nesse tipo de requisição.

Caso ele fique irritado com isso, talvez seja interessante avaliar se vale, ou não, a pena em mantê-lo como seu freguês, já que esse comportamento poderá se repetir e, por conta disto, mais prazos de pagamento deixarão de ser respeitados no futuro.

Porém, nem sempre o atraso acontece de forma proposital, tornando um simples lembrete de cobrança, próximo ao dia do vencimento, suficiente em boa parte dos casos. Algumas pessoas podem simplesmente esquecer, sem que exista qualquer tipo de má-fé.

Estimule o pagamento adiantado

Uma maneira de motivar seus clientes a pagar antes do dia do vencimento, é dar-lhes algo como recompensa. Afinal, o que ele ganha te pagando antes do dia combinado? Cabe a você estimular essa ação, desde que isso não te prejudique, claro.

Os benefícios podem variar de acordo com as suas possibilidades e seus serviços/produtos, podendo ser algum tipo de desconto no futuro, acesso antecipado a novos produtos, enfim, alguma coisa que realmente atraia a atenção deles, para que compense a antecipação.

Dessa forma, os consumidores se sentem motivados a quitas suas dívidas de forma antecipada, você tem um maior controle sobre suas finanças e o índice de inadimplentes tende a diminuir.

Tenha um sistema de gestão empresarial

Para que todo esse controle de contas a receber seja mais simples de se fazer, é muito importante ter uma tecnologia que trabalhe junto com você, para que seja possível ter um domínio maior sobre o seu fluxo de caixa.

O Base ERP é um sistema de gestão online, especialista em realizar a emissão de notas fiscais, boletos bancários e muitos outros serviços essenciais para que a sua gestão fique cada vez mais tranquila de ser feita.

Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços.

 

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale pelo whatsapp

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar" você concorda com o uso de cookies. Saiba mais acessando nosso termo de uso.

voltar ao topo