3 Dicas para diminuir a inadimplência na sua empresa

Em geral, sabemos que o principal objetivo das empresas no mercado é gerar competitividade. Contudo, de nada adianta realizar um volume de vendas eficientes ao mês, se grande parte de seus clientes tendem a ficar inadimplentes.

Mesmo que a pandemia tenha dificultado ainda mais o financeiro dos consumidores, ainda assim podemos obter estratégias mais eficientes e flexíveis para o bolso de nossos clientes, pois afinal, ninguém gosta de estar devendo a ninguém.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e veja 3 dicas práticas para reduzir a inadimplência em sua empresa.

1. Atente-se aos atrasos

Antes de tudo, o primeiro passo para começar a solucionar os problemas de inadimplência em sua empresa, é realizar uma administração completa e geral acerca dos atrasos atuais.

Para que esse processo seja realizado de maneira eficiente, pode ser interessante que todo o seu time faça o registro de todos os clientes devedores da sua empresa, bem como as informações relacionadas ao valor da dívida total e o tempo de atraso.

Caso prefira, busque por um sistema online que ofereça todos os meios práticos e otimizados para realizar essa gestão. Assim, você reduz tempo e consegue localizar os clientes inadimplentes que precisam de mais atenção, e assim, oferecer negociações mais eficientes.

2. Crie uma política de cobrança

Certamente, sabemos que uma gestão de inadimplência apenas torna-se benéfica com a utilização de uma política de cobrança bem fundamentada. Em outras palavras, é extremamente crucial obter medidas que serão tomadas em caso de não pagamento.

Uma prática tradicionalmente comum, mas que não deixa de oferecer excelentes resultados, são as ligações para contatar os clientes inadimplentes. Depois de vários dias após a data de vencimento, pode ser crucial ligar para seus clientes, a fim de alertá-los sobre a dívida em atraso, e oferecer condições mais acessíveis de pagamento ou negociações.

Sabemos que em períodos de crise, os recursos financeiros acabam sendo escassos para a sociedade, e dessa forma, precisamos entender as necessidades de cada um e prover a melhor forma de oferecer meios de pagamentos mais acessíveis.

3. Automatize os processos

Quando passamos a investir em um sistema para realizar a automação de processos relacionados à cobrança, a empresa passa a reduzir drasticamente os custos com capital humano, maquinário, infraestrutura, impressão, tecnologia, entre outros relacionados.

Isso porque o processo de negociações, emissões de novos boletos, informações pessoais de clientes e histórico de pagamentos podem ser executadas de maneira automática. Enquanto essa atividade é feita, sua equipe poderá focar em atividades mais importantes, em modelos de cobranças mais eficientes e métodos de negociações mais acessíveis aos clientes inadimplentes.

Gostou das dicas? Conforme vimos, é crucial manter uma política de cobrança na empresa, a fim de reduzir cada vez mais a inadimplência. Mesmo que o mercado ainda se encontre instável pela ocorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), afetando consequentemente o financeiro de nossos clientes, é imprescindível buscar meios mais flexíveis para que eles cumpram com seus deveres financeiros e arquem com os pagamentos.

Agora que você já conhece as principais dicas para reduzir a inadimplência em sua empresa, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse o nosso blog e confira outras dicas importantes para a sua gestão.

 

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